“As mulheres francesas vestem aquilo que lhes cai bem, não o que está na moda”, explica a francesa Pauline Charoki, diretora pedagógica do IFESP – Instituto de Estudos Franceses e Europeus de São Paulo–, onde comandou um despretensioso bate-papo sobre moda francesa na última sexta-feira. Preocupadas em favorecer seu corpo e seu estilo (e o bolso, é claro!), a francesa investe em peças de roupa atemporais, dando mais atenção à qualidade que à quantidade. O up do look fica por conta dos acessórios, que podem dar um ar mais trendy à produção.
Pauline ainda fez um chek-list do que não pode faltar no guarda-roupa de uma francesa: saia preta, camisa branca, LBD, calça jeans,rendas, lenço Hermès, blusa listrada à la Chanel, boina, bota etrench coat, além das icônicas sapatilhas. “As mulheres andam muito lá, sobretudo em Paris. É por isso que somos tão magrinhas e amamos ballerines!”, revela.
As francesas ainda mantém alguns hábitos um tanto curiosos e, como não poderia deixar de ser, muito elegantes. Um deles é combinar a cor da lingerie com o tom da roupa. “Assim elas se sentem mais sexys”, conta uma corada Pauline. Combinar o óculos com a cor da roupa também é uma estratégia fashion tipicamente francesa. Por lá, as mulheres também não vivem sem um moleskine na bolsa. “Sou muito esquecida, então anotar tudo é uma necessidade. Mas, de modo geral, é visto como um gesto très chic”.
Ao final do encontro, Pauline revelou que será tendência na primavera francesa. Cortes simples; uso do branco combinado com color chocking; influências orientais, com destaque para shapes de quimono; são as grandes promessas para a estação. Anotado?
Thaís Oliveira, 43
Nenhum comentário:
Postar um comentário