A culinária romena foi profundamente influenciada pelos povos que, ao longo da história, povoaram o território, dos quais se destacam os povos nómadas de origem caucasiana, os húngaros e ainda os alemães.
Uma vez que a Roménia esteve sob dominação turca durante muitos anos, subsistem na sua culinária inúmeros pratos de origem turca, como a Moussaka (também usada na Grécia), o Sarmale, o Baklava, o Halva, ou o Rahat.
De menor importância, mas ainda assim presentes, são as influências das culinárias grega, eslava e francesa.
A Roménia é um país predominantemente agrícola, onde a indústria se começou a desenvolver há apenas 25 anos.
O milho foi sempre uma das referências em termos de produções agrícolas, daí que, de entre os pratos mais conhecidos na Roménia se salientem a Polenta e a Mamaliga (puré de milho com salada e vinagre).
Para os Romenos, uma refeição sem sopa é simplesmente inconcebível, e é mais incompreensível ainda se, para acompanhar a sopa, não for servido pão.
Como pratos mais conhecidos, temos, por exemplo, Carnatzlach (com enchidos de carne), Ciorba de Pui (sopa acre com galinha), Honey Tarts (tortas de mel), Blintzes de pão romeno, Ciorba Romena (sopa tradicional), Cozonac, Pão Doce de Fermento e ainda Salada de Beringelas.
Raul Rodrigues Francisco de Oliveira Ignacio nº 37
Raul Foarte bine, felicitări!
ResponderExcluir