sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Conexões musicais reúne artistas israelenses e brasileiros em apresentações inéditas

Com curadoria de Benjamim Taubkin e realizado pelo Centro a Cultura Judaica, o festival apresenta intercâmbio entre diferentes vertentes
O Festival Conexões Musicais chega a sua segunda edição e dá continuidade ao programa de intercâmbio musical entre Brasil e Israel realizado desde 2005 pelo Centro da Cultura Judaica. Serão três noites entre os dias 3 e 6 de maio, incluindo uma parceria com a Virada Cultural. Ao longo desses sete anos, o projeto foi responsável por trazer mais de dez grandes músicos israelenses para um diálogo criativo com músicos brasileiros, fazendo-os conhecer diferentes estilos musicais e absorver novas formas de pensar e criar.
Para 2012, Benjamin Taubkin, músico curador responsável pelo Festival, convidou três artistas israelenses que vem se destacando no cenário musical contemporâneo para trocar experiências com artistas brasileiros de diferentes vertentes. Além das apresentações no Centro da Cultura Judaica, o público terá a oportunidade de assistir a uma jam session na Casa do Núcleo e no palco Coreto da Virada Cultural da cidade.
Para Taubkin, o envolvimento com o Conexões Musicais vem sendo uma rica experiência. “Israel, por sua história muito específica, tem recebido desde o princípio imigrantes de todo o mundo. E neste sentido, músicos de diferentes culturas e tradições. Este processo acabou por gerar uma diversidade incomum. Assim a música israelense é não só aquela identificada como israelense, mas é também a música dos vários países árabes, do Iraque, do Sudão, ou do sudeste da Europa, como a Iugoslávia, ou parte da África, como Etiópia, entre tantas outras fontes”, explica o curador.
O primeiro contato entre os músicos se dá apenas alguns dias antes do show, levando-os a estabelecerem uma rápida relação de cumplicidade, fundamental para trabalhos que criam um diálogo entre diferentes linguagens. Artistas de tendências tão distintas como Yair Dalal, Victoria Hanna, Daniel Zammier, por um lado, e Barbatuques, Ceumar, Trio+ 1, Kiko Dinucci, por outro, se encontraram no palco e participam destes encontros.



Alexandre Toniete  Número: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário