"Parlamentar petista de Sergipe destaca o risco para a democracia causado pelo desgaste da classe política."
O deputado Rogério Carvalho (PT-SE) participou do programa Rádio TVPT entrevista e comentou a movimentação da militância petista no estado do Sergipe. De acordo com ele, este militância está engajada na luta política e fortemente aguerrida.“A origem dessa força é a militância e ela estando animada, com vontade de participar, isso trás esperança para nossa cidade, para o nosso estado”.
O parlamentar articulou junto à bancada petista a criação de uma comissão a fim de tratar do aprimoramento do Estado.
Conforme Carvalho, são 25 anos da Constituição Federal, então, o assunto precisa ser retomado e avaliado, com o Poder Legislativo e a sociedade civil.
“Nós temos alguns problemas que precisam ser melhor entendidos como o nosso sistema de governo, onde o Executivo e o Legislativo governam o país , tem responsabilidade de governar e às vezes não é entendido o papel do Legislativo na tarefa de governar o país. É fundamental, pois as grandes decisões e as grandes iniciativas do Executivo obrigatoriamente são debatidas e aprovadas na Câmara e no Senado. Outra questão é o fortalecimento do voto, as instituições cujos os dirigentes eleitos tem sofrido um certo desgaste, é muito ruim para a democracia, tem havido um cerceamento da capacidade de inovação, de realização daqueles que recebem delegação da sociedade. Precisamos discutir o risco que isso trás à democracia. É preciso que a gente discuta em função das novas leis que foram aprovadas, como a lei da ficha limpa, um regramento pra ordenar o trabalho dos órgãos de controle, porque de acordo com o auditor é feito um julgamento diferente dos gestores, não é possível mais os nossos deputados, os nossos prefeitos, os nossos governadores, presidentes, gestores de uma maneira geral ficarem expostos a interpretações de normas infralegais.”
Ainda segundo Rogério Carvalho, os avanços proporcionados pelo governo federal são muitos. Mas, a mobilização deve continuar forte e firme, em busca de um país cada vez mais igualitário
Nenhum comentário:
Postar um comentário