terça-feira, 7 de agosto de 2012

Música na Espanha



    Para muitas pessoas, a expressão música espanhola é praticamente sinónima de flamenco, uma forma de música cigano-andaluza.
    Porém são abundantes os estilos regionais de música folclórica, e também são populares o pop, o rock e o hip hop espanhóis, etc.
    O flamenco é uma das maiores expressões da cultura espanhola, a música chorosa, envolvente pede componentes essenciais para sua formação, roupas com cores muito vivas, guitarras e ritmo na ponta dos pés e da mão e corpos bailando num teatro musical.






    O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente a Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.



    O "novo flamenco" é uma variação recente do flamenco que sofreu influências da música moderna, como a rumba, a salsa, o pop, o rock e o jazz.
    Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança (baile).           O “toque” e o “baile” podem também ser utilizados sem o “cante”, embora o canto permaneça no coração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o “cajon” (uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.





Rodrigo Pozelli Borges da Silva   Nº 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário