Com o gramado encharcado, Líbia e Zâmbia empataram por 2 a 2 nesta quarta-feira, pela segunda rodada da Copa Africana de Nações. As chuvas torrenciais que caíram sobre a cidade de Bata, na Guiné Equatorial, castigaram o gramado local e atrasaram a partida em mais de uma hora e meia.
O jogo começou com a seleção da Zâmbia dominando a posse de bola, mas no primeiro contra-ataque da Líbia, logo aos cinco minutos, o atacante Ahmed Saad abriu o placar com um chute de pé direito, sem chances para o goleiro Mweene. Aos 30, a Zâmbia conseguiu empatar a partida com o gol do atacante Emmanuel Mayuka, após cruzamento da direita.
O segundo tempo começou exatamente como o primeiro, com um gol do atacante da Líbia. Ahmed Saad, aos três minutos, aproveitou a falha da marcação e colocou a seleção da Líbia mais uma vez na frente. Mas quase nem deu tempo da Líbia comemorar, porque seis minutos depois a Zâmbia empatou com Katongo.
O curioso é que mesmo com a forte chuva e com o gramado em estado horrível, o jogo entre Zâmbia e Líbia foi o que mais teve gols na Copa Africana de Nações.
O resultado deixa a Zâmbia com quatro pontos na competição, liderando provisoriamente o Grupo A. Os zambianos precisam de apenas um empate contra Guiné Equatorial para avançar. Já a Líbia tem apenas um e se complicou na briga por uma das vagas nas quartas de final. Ainda nesta quarta-feira, Guiné Equatorial e Senegal fecham a segunda rodada da chave.

Nathália Maraccini, 34