segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comida na Russia


A culinária russa deriva sua característica rica e variada do vasto e multicultural território da Rússia. Suas bases foram estabelecidas pelos hábitos alimentares de sua população rural em situações climáticas muitas vezes duras, com uma combinação abundante de peixes, aves domésticas e selvagens, cogumelos, bagas, e mel. Plantações de centeio, trigo, cevada e milho fornecem os ingredientes para uma grande variedade de pães, panquecas, cereais, kvas, cerveja, e vodka. Sopas condimentadas e guisados temperados com produtos da estação ou em conservas, peixes e carnes. Todos estes alimentos totalmente nativos permaneceram sendo a matéria-prima para a grande maioria dos russos até o século XX. Desde o ponto mais extremo norte da antiga Rota da Seda, passando pelas proximidades russas do Cáucaso, Pérsia e Império Otomano tem proporcionado uma característica oriental à culinária russa e seus métodos alimentares (nem tanto na Rússia européia, mas bem destacadas no Norte do Cáucaso).

As grandes expansões do território russo, influências, e interesses ocorridos do século XVI ao XVIII trouxeram mais tipos diferentes de alimentos e técnicas mais refinadas de culinária. Foi durante este período que peixes e carnes defumadas, massas, verduras e legumes, chocolate, sorvete, vinhos, e bebidas alcoólicas foram importadas do estrangeiro. Pelo menos para as aristocracias urbanas e nobres das províncias, isto abriu as portas para a criativa integração desses novos alimentos com pratos tradicionais russos. O resultado é uma forma extremamente variada de técnicas, temperos e combinações.

Desde o tempo de Catarina, a Grande, que cada família influente importa produtos, principalmente alemães, austríacos e franceses, para levar o melhor, mais raro e mais criativo alimento para suas mesas. Muitos dos alimentos que são considerados no Ocidente serem exclusivos da tradicional culinária russa, na verdade provêm da cozinha franco-russa dos séculos XVIII e XIX e inclui pratos muito difundidos como a Vitela Orloff, o Estrogonofe, e a Sharlotka (Charlotte Russo).

Tarciso
41

Nenhum comentário:

Postar um comentário