domingo, 13 de maio de 2012

Uso de agrotóxicos está em discussão na Câmara dos Deputados


O deputado federal Jesus Rodrigues (PT/PI) participou de audiência pública para debater a regulamentação do mercado de agrotóxicos



A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados realizou uma audiência, a pedido de Jesus Rodrigues e do deputado federal Bonh Grass (PT/RS), para debater a utilização dos defensivos agrícolas na produção agropecuária e suas implicações na saúde humana e no meio ambiente. “Nós queremos, ao final, junto com os entes afins a essa área - como produtores de agrotóxicos, revendedores e pessoas que defendem a agroecologia – que eles possam nos fornecer elementos para definirmos mudanças na lei atual que possa trazer mais segurança para toda a população no uso desses insumos” – ressaltou Rodrigues.


Cleber Folgado, um dos participantes da audiência pública, ressaltou que os agrotóxicos eram armas químicas utilizadas na Segunda Guerra Mundial, que foram adaptadas para uso na agricultura.
Segundo ele, que é coordenador da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, O Brasil adotou o uso de defensivo há poucas décadas. “O Brasil, nos anos 70, construiu uma estrutura para imposição do modelo de agricultura com base nos insumos” – explicou.
Folgado afirma que a aplicação de agrotóxicos nas lavouras provoca dependência na produção e desequilíbrio ambiental.  “Os agrotóxicos construíram um ciclo vicioso. Quanto mais você usa, mais precisa usar. Para o palestrante, o uso dessas substâncias é um problema de saúde pública porque causam doenças agudas e crônicas, entre elas problemas renais e câncer. ”Outras técnicas de produção de alimentos saudáveis são possíveis. “Os agrotóxicos são uma necessidade do atual modelo de agricultura, que beneficia algumas empresas, que produzem sementes transgênicas e remédios. O monopólio dessa produção está nas mãos de seis grandes empresas” – alertou.


Natã Fernandes    (:   
N° 33   

Nenhum comentário:

Postar um comentário