Fazendeiros brasileiros 'ilegais' no Paraguai poderão perder terras, diz ministro
Em uma disputa na fronteira do Paraguai com o Brasil, o ministro do Interior do Paraguai, Carlos Filizzola, disse que os fazendeiros brasileiros que tem títulos "ilegais" irão perder suas propriedades no Paraguai.
Carlos Filizzola disse que as terras deverão ser entregues ao Estado, mas disse que caberá à Justiça a decidir sobre a veracidade e a legalidade dos documentos, dizendo que Poder Judiciário do país "é muito fraco, mas deve ser respeitado".
Suas declarações foram feitas no instante em que grupos de sem-terras invadiam propriedades nos na região do Alto Paraná, no leste do país.
Advogados dos fazendeiros dizem que as invasões começaram em abril de 2011, mas que teriam se intensificado este ano, principalmente no município de Ñacunday, onde estão as terras do brasileiro naturalizado paraguaio Tranquilo Favero, chamado pela imprensa local de "rei da soja" do Paraguai.
Flilizzola, no entanto, afirmou que o governo tem atendido a todas as determinações da Justiça para as desocupações das terras. Em um dos casos, em um pedaço de terra próximo a uma empresa, a desocupação não foi realizada porque a Justiça não teria emitido parecer específico.
Nome: Raul Rodrigues Francisco de Oliveira Ignacio - nº 37
Nenhum comentário:
Postar um comentário