quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Coréia do Norte "para" com seu programa nuclear

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (29) que a Coréia do Norte havia aceitado o estabelecimento de uma moratória sobre lançamentos de mísseis de longa distância, testes nucleares e atividades de enriquecimento de urânio em seu complexo nuclear de Yongbyon.
A Coreia do Norte também aceitou o retorno de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para supervisionar a moratória sobre o enriquecimento de urânio em Yongbyon, acrescentou a porta-voz da diplomacia americana, Victoria Nuland.
Os Estados Unidos anunciaram ainda a retomada em breve de sua ajuda alimentar à Coreia do Norte.
A Coreia do Norte confirmou ter aceitado a suspensão de seus testes nucleares, dos lançamentos de mísseis e do enriquecimento de combustível nuclear em troca da ajuda alimentar, segundo a imprensa oficial.

Bruno Henrique nº 10

Fonte G1

Exército transfere sem-terras de área ocupada por brasileiros do Paraguai

Foram transferidos sem-terra que estavam ocupando fazendas de brasileiros no Paraguai, o terreno faz parte de um parque nacional.
A transferência foi feita por caminhões de exército e da polícia. No acampamento somente restaram algumas barracas e algumas pessoas ainda recolhem seus pertences. Até mesmo a escola móvel, montada na área para atender crianças dos sem-terra, será também transferida.
O novo acampamento se encontra as margens de um rio, um local com muita precariedade na higiene.
O dono das terras, grupo brasileiro Tranquilo Fávero não vai se manisfestar sobre o assunto. A previsão é de que todas as pessoas sejam transferidas ainda nesta semana.


Thais Battaglioli - nº 42

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Militar recebe braço biônico

A tecnologia futurística já começou a chegar para o mundo !
Este mês um soldado britânico chamado Andrew Garthwaite de 24 anos que perdeu o braço
durante uma operação no Afeganistão iniciou uma série de procedimentos para receber
um braço biônico controlado pelo cérebro.
O novo modelo de braço foi criado na Áustria por médicos e criadores de robôs.
Andrew, depois de vários testes já começou a usar seu novo braço, e diz que dentro de
4 ou 6 meses já estará acostumado e poderá operar o braço normalmente.




Higor Simões
nº 22
Fonte: G1.com

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Protestos contra regime sírio se alastram para Damasco e Aleppo


Manifestação contra o regime sírio, na cidade de  Idlib (norte), neste 17 de fevereiro de 2012


Cidade como Damasco e Aleppo se ajuntaram á Homs, nesta sexta-feira, para realizarem manifestações, dezenas de milhares de pessoas unidas á favor da queda do regime. Ao grito de "Fora!" - dirigido ao presidente Bashard al Assad, os manifestantes  voltaram a desafiar a repressão do regime, qualificado como    
''desumano''pelo presidente francês,Nicolas Sarkozy, pleo primeiro-ministro britânico,David Cameron, e pela Assembléia Geral da ONU.É a primeira vez que as manifestações contam com apoio de regiões mais nobres que se unem ao coro ''Liberdade para todos''.
Os opositores do regime convocaram as manifestações alegando o ''início de uma nova etapa''de seu movimento frente a repressão que provocou milhares de mortos desde o início da revolta em meados de março de 2011.Só hoje houve um''martirio''de 27 civis mortos.Sendo treze dos civis,Homs, onde as ações militares governamentais são mais intensas.Para Hadi Abdullah,membro da Comissão Geral da Revolução Síria foram os bombardeiros mais violentos em 14 dias.


Assembleia da ONU adota resolução que condena a Síria



 A assembleia geral da ONU aprovou nesta quinta -feira ,em Nova York uma resolução que condena a repressão do presidente serio Bashar al-Assad,,contra a população civil um dia violento que deixou pelo menos 41 mortos no países Árabe .

Bruna Rangel nº:08

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Governo aprofundará medidas tributárias neste ano, diz Dilma

A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira que o governo federal aprofundará neste ano medidas tributárias para estimular a produção e as exportações do país e que adotará medidas de defesa comercial, em um cenário de aumento da competição externa por conta da crise econômica global.
Em discurso durante cerimônia de abertura da Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), a presidente previu ainda que o Brasil será um dos poucos países a obter crescimento econômico expressivo num momento de crise internacional.
"Vocês podem ter certeza que iremos, neste ano, aprofundar medidas tributárias de estímulo à produção e à exportação. Crédito em condições mais adequadas, estímulo à inovação e à formação de mão-de-obra e a adoção, como eu disse, de medidas de defesa comercial", disse a presidente, sem entrar em detalhes.
"Nós temos certeza que o Brasil será um dos poucos países, nesse cenário de crise em que vivemos, a ter uma taxa de crescimento significativa. A nossa meta é crescer 4,5 por cento neste ano, e isso nós iremos buscar com uma combinação de investimento público com investimento privado", afirmou.
Mais cedo, em discurso durante cerimônia de ampliação de crédito fiscal para três Estados, a presidente afirmou que a gestão orçamental de seu governo tem o objetivo de ampliar o investimento público e garantiu que trabalhará para melhorar as condições para o investimento privado.
Na quarta-feira, o governo federal anunciou contingenciamento de 55 bilhões de reais do Orçamento de 2012 a fim de garantir o crescimento econômico e a redução dos juros, mas preservando investimentos. O valor é 10 por cento maior do total anunciado no ano passado.







 Fonte:http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPE81F0CE20120216

Alexandre Toniete n:3   3 EM-A

Congresso fica praticamente vazio antes do feriado de carnaval


Os plenários do Congresso Nacional ficaram praticamente vazios durante as sessões parlamentares na tarde desta quinta-feira (16), que antecede o feriado de carnaval. Na Câmara dos Deputados, a sessão começou às 14h. Por volta das 16h15, dos 513 parlamentares, apenas cinco estavam presentes em plenário.
*Segundo a Secretaria-Geral da Mesa, 76 parlamentares registraram presença na Casa nesta quinta. O deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ) compareceu à sessão. "Eu vim porque fui eleito para isso. O povo paga os deputados para estarem aqui trabalhando e comparece do às sessões", afirmou.
"Nós que viemos não temos como cobrar a deliberação das medidas. É evidente que não compactuo com essas ausências e procuro estar presente no Senado enquanto houver sessões, mesmo que não sejam deliberativas", afirmou Alvaro Dias.


Filipe Lucon Nº 17

França diz que é possível um acordo com a Rússia sobre Síria


 A França disse na quinta-feira que é possível um compromisso com a Rússia no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a violência na Síria no curto prazo e que o governo francês está pronto para trabalhar em uma nova resolução a fim de fornecer ajuda humanitária aos sírios.

Após uma reunião com o chanceler russo, Sergei Lavrov, o ministro das Relações Exteriores da França, Alain Juppé, disse que Paris não aceitará o status quo político atual da Síria no longo prazo.




Nome: Lucas Lopes Nº 29


 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Brasil é o quarto país que mais usa água na produção de bens, diz estudo

País cai para a 21ª posição com relação ao consumo interno por pessoa,
Agricultura seria responsável por 92% do gasto de água doce da Terra.

Produtores plantam milho para recuperar perda na safra de soja (Foto: Reprodução/TV Morena)
O Brasil é o quarto país que mais usa água na produção de bens agrícolas e industriais, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (13) na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS). O país aparece atrás de China, Índia e EUA, que respondem por 38% do gasto mundial de água na produção de bens.

O estudo mediu a “pegada hídrica” do mundo, ou seja, o gasto de água de cada país na produção e no consumo de bens.

Para calcular o consumo, os pesquisadores também analisaram dados de comércio exterior. Assim, além do uso de água na agricultura brasileira, por exemplo, foram avaliadas as exportações agrícolas nacionais, que levariam consigo uma “exportação hídrica virtual”.

“O estudo mostra que diversos países dependem seriamente de recursos hídricos estrangeiros e que muitos têm impactos significativos no consumo de água e na poluição em outros lugares”, afirma a pesquisa.

Seguindo este raciocínio, o Brasil seria o quarto país que mais “exporta” água na forma de produtos. Novamente, ele aparece atrás de Estados Unidos, China e Índia. Juntos, os quatro países seriam responsáveis por mais da metade da exportação virtual de água do mundo.



Nome: LeonardoPossari - 26








segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Manifestantes chamam greve geral para forçar saída de militares no Egito




Após um ano depois da demissão de Mubarak, forçada pela população, os militantes quprovocaram sua queda exigem agora que o exército, repasse o poder aos civis.
Os estudantes manifestaram-se em várias universidades do país e na Praça Tahrir da capital, para exigir a saída do poder do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), a quem Mubarak entregou o poder do país.Depois dos chamados à mobilização, o exército anunciou que se posicionaria em todo o país para garantir a segurança., o exército egípcio alertou que não cederá às "ameaças nem às pressões".



Greve dos policiais da Bahia, já dura 14 dias.

Os Grevistas ganham R$ 2.173,87 com uma carga de trabalho de 40 horas semanais, mas para encerrar as manifestações, pedem a incorporação de gratificações que somariam um total de 38% ao salario e a concessão da anistia administrativa para os envolvidos. As informações do números de policiais que aderiram a greve, ainda não é precisa, mas cerca de 85% dos policiais da região Metropolitana de Salvador estão trabalhando. 


A paralisação gerou um grande aumento da violência na cidade, com um alto registro no número de arrastões, alem de shows cancelados, e muitas lojas fechadas. Em comparação a semana anterior a paralisação, o número de homicídios na região subiu 145%, esse número foi registrado em apenas 7 dias.


De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), 135 pessoas foram assassinadas na região, do dia 1º ao dia 8 de fevereiro, e na semana entre os dias 25 e 31 de janeiro, foram registrados 55 homicidios.




Grevistas deixam a Assembleia Legislativa

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2012/02/13/pms-sao-suspeitos-de-25-homicidios-em-greve-na-ba.htm
Nome: Alberto Nucci - nº 02



Grécia aprova pacote de austeridade em meio a protestos




O Parlamento da Grécia aprovou nesta segunda-feira (13) um impopular pacote de medidas de austeridade, que prevê profundos cortes em salários, pensões e de emprego. O “sacrifício” é exigido para garantir um empréstimo internacional de 130 bilhões de euros e evitar a quebra do país.
A decisão ocorreu em meio a uma onda de revolta popular. Cinemas, cafés, shoppings e bancos eram vistos em chamas na região central de Atenas, e manifestantes com máscaras pretas enfrentavam a polícia do lado de fora do Parlamento.
A polícia informou que 150 lojas foram saqueadas e 48 prédios incendiados na capital. Cerca de cem pessoas, incluindo 68 policiais, ficaram feridas e 130 foram presas.
Houve também violência em outras cidades, incluindo Salônica, a segunda maior do país, e as ilhas de Corfu e Creta, disse uma autoridade, que não quis identificar-se. 
O primeiro-ministro, Lucas Papademos, fez um apelo à "calma" e disse que não permitirá o caos. 
O projeto prevê a redução de 22% do salário mínimo (32% para os jovens de menos de 25 anos), a supressão de 15.000 empregos públicos e novos cortes de pensões.
A Grécia precisa de financiamentos internacionais antes de 20 de março, para pagar 14,5 bilhões de euros em dívidas e evitar um calote que poderá sacudir toda a zona do euro. A ajuda será concedida por Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).
A rebelião e a violência nas ruas dão uma prévia dos problemas que o governo grego enfrenta para implementar os cortes, que incluem uma redução de 22% no salário mínimo --um pacote que, segundo críticos, condena a economia a se afundar numa espiral de baixa ainda mais profunda. 









Fonte: economia.uol.com.br/ultimas-noticias
Nome: Larissa Mayara, 24





Fazendeiros brasileiros 'ilegais' no Paraguai poderão perder terras, diz ministro

Em uma disputa na fronteira do Paraguai com o Brasil, o ministro do Interior do Paraguai, Carlos Filizzola, disse que os fazendeiros brasileiros que tem títulos "ilegais" irão perder suas propriedades no Paraguai.

Carlos Filizzola disse que as terras deverão ser entregues ao Estado, mas disse que caberá à Justiça a decidir sobre a veracidade e a legalidade dos documentos, dizendo que Poder Judiciário do país "é muito fraco, mas deve ser respeitado".

Suas declarações foram feitas no instante em que grupos de sem-terras invadiam propriedades nos na região do Alto Paraná, no leste do país.

Advogados dos fazendeiros dizem que as invasões começaram em abril de 2011, mas que teriam se intensificado este ano, principalmente no município de Ñacunday, onde estão as terras do brasileiro naturalizado paraguaio Tranquilo Favero, chamado pela imprensa local de "rei da soja" do Paraguai.

Flilizzola, no entanto, afirmou que o governo tem atendido a todas as determinações da Justiça para as desocupações das terras. Em um dos casos, em um pedaço de terra próximo a uma empresa, a desocupação não foi realizada porque a Justiça não teria emitido parecer específico.


Nome: Raul Rodrigues Francisco de Oliveira Ignacio - nº 37
Maioria dos mexicanos quer uma mulher na presidência

Apesar de 72% dos mexicanos desejarem ver uma mulher na presidência, apenas 29% acreditam que a candidata do partido do governo Acción Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota, tenha "possibilidades" de ganhar as eleições do dia 1º de julho, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira.
Trata-se da primeira vez que o país de pouco mais de 112 milhões de pessoas terá uma mulher concorrendo ao cargo político mais importante.
Diante da pesquisa feita sobre se gostariam que uma mulher fosse presidente do país, 72% disseram que sim, mas apenas 29% acreditam que Vázquez tem "muitas possibilidades" de alcançar a presidência, enquanto outros 48% responderam que suas chances são "regulares" e 15% acreditam que são poucas.
A empresa BGC realizou uma consulta para o jornal Excelsior semana passada, e foi destacado também  que cerca de 40% dos 400 entrevistados acreditam que é melhor ter uma mulher na presidência, contra 29%, que preferiam um homem.
Dos mexicanos entrevistados, 71% disseram que tanto homens como mulheres podem governar, contra 21% que consideraram apenas os homens.
Vázquez Mota, à frente do governista PAN, enfrenta na disputa eleitoral o candidato do partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto e o esquerdista Manuel López Obrador, que concorre pela segunda vez.


Fonte: g1.globo.com/mundo 

Nome: Camila Marques - Número 12

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Mais estragos causados pelo frio.

 Tóquio 

O numero de mortes causadas pelo inverno rigoroso no Japão já chegou a 83. Cerca de mil pessoas ficaram feridas em acidentes provocados pela neve. Avalanches mataram quatro japoneses.
 O fim de semana voltará a registrar baixas temperaturas, principalmente no Norte do país e ao longo da costa do Mar do Japão. Em Aomori, onde os termômetros estão marcando 12 graus negativos, a neve atinge quatro metros. A maioria das mortes foi registrada na região de Hokuriku, onde a quantidade de neve é três vezes maior que a média dos últimos anos. Em algumas regiões de Hokkaido, os transportes públicos estão parados por falta de visibilidade.
 



Fonte: Jornal Correio Popular

Ana Gabriela ,N.:04



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Refugiados estão presos pelo frio do inverno no Afeganistão


Refugiados estão presos pelo frio do inverno no Afeganistão



As seguintes crianças morreram congeladas em Cabul nas últimas três semanas, depois que suas famílias fugiram das zonas de guerra no Afeganistão para os campos de refugiados daqui:
 
Mirwais, filho de Hayatullah Haideri. Ele tinha um ano e meio de idade e tinha acabado de aprender a andar, se agarrando cambaleante à armação da tenda da família antes de cair nas lâminas congeladas do chão lamacento.




Essas crianças estão entre as pelo menos 22 que morreram no mês passado, uma época de forte frio incomum e tempestades de neve. As duas vítimas mais recentes morreram na quinta-feira.

As mortes, que as autoridades do governo buscaram suprimir ou minimizar, provocaram autoanálise entre os agentes de ajuda humanitária daqui.

Após 10 anos de grande presença internacional, totalizando cerca de 2.000 grupos de ajuda, pelo menos US$ 3,5 bilhões em ajuda humanitária e US$ 58 bilhões em assistência para desenvolvimento, como crianças podem morrer de algo tão previsível –e administrável– como o frio?

As mortes ocorreram em dois dos maiores campos, Charahi Qambar (oito mortes relacionadas ao frio) e Nasaji Bagrami (14 mortes). Ambos os campos são habitados principalmente por refugiados que fugiram do combate em áreas como a província de Helmand, no sul. Algumas pessoas estão nos campos há sete anos; outras chegaram ano passado.

“Há 35 mil pessoas nesses campos no meio de Cabul, sem calor ou eletricidade no meio do inverno; essa é uma crise humanitária”, disse Michael Keating, o coordenador humanitário da ONU no Afeganistão. “Eu acho que a história humanitária não é suficientemente entendida aqui. Realmente existem muitas pessoas que estão em apuros.”

Os campos não se qualificam para ajuda para desenvolvimento porque são vistos como instalações temporárias –e muitas autoridades afegãs são contrárias à presença delas. De modo prático, fornecer ajuda aos campos encorajaria as pessoas a permanecerem neles e talvez atrair ainda mais pessoas.

Por outro lado, como os campos estão em um estado de “emergência crônica”, a maioria dos doadores de ajuda, por sua vez, deixam de vê-la como uma crise humanitária.

“As pessoas pensam que você não pode mais chamar de emergência se está ocorrendo há 10 anos, mas é o que é”, disse Julie Bara, da Solidarites International, um grupo francês que mantém um programa limitado de ajuda alimentar de emergência e saneamento nos campos.

A organização dela fez um levantamento das taxas de mortalidade nos campos nos últimos meses. Entre as crianças com menos de 5 anos, disse Bara, a taxa de mortalidade nos campos é de 144 entre 1.000 crianças, uma taxa extremamente alta até mesmo para o Afeganistão, que já conta com a terceira mais alta taxa de mortalidade infantil do mundo. Isso significa que 1 entre 7 crianças nos campos de Cabul não sobreviverão até seu sexto aniversário.  Todas as 22 crianças que morreram tinham menos de 5 anos.

Normalmente, os invernos de Cabul são brandos para uma cidade em um país montanhoso, mas não neste ano. Este foi o janeiro mais frio em 20 anos, segundo Mohammad Aslam Fazaz, vice-diretor do escritório nacional de desastre. Na maioria das noites, a temperatura caiu abaixo de 6ºC negativos.

“Não há uma estratégia clara para ajudar essas pessoas”, disse Mohammad Yousef, diretor geral do Aschiana, um respeitado grupo de ajuda humanitária afegão que fornece educação e outros serviços em 13 dos campos. “Eles não têm acesso a nada –saúde, educação, alimento, saneamento, água. Eles não têm nem mesmo uma oportunidade de sobrevivência.”




Stefani Priscila  38 


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

"Ondas de nuvens" atingem a costa da Florida (EUA)
As imagens capturadas, pelo piloto de helicóptero J.R. Hott, do exato momento em que a névoa atingiu os prédios altos ao longo da costa, á primeira vista, parecem com a de uma cidade sendo atingida por um tsunami. O fenômeno conhecido como "ondas de nuvens", ocorreu em Panama City,e segundo o especialista Greg Forbes, é resultado do ar quente e úmido.

Piloto flagrou 'ondas de nuvens' atingindo prédios em Panama City. (Foto: Reprodução)
Fonte:
                                                                                           Priscila Ribeiro de Andrade  n°36

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Críticos ao Fórum de Davos pedem mudança no modelo econômico



Manifestantes do Occupy WEF estão acampados em Davos, na Suíça. Foto: Reuters

Manifestantes do Occupy WEF estão acampados em Davos, na Suíça
Foto: Reuters



Os participantes do movimento Occupy WEF, um grupo criado para protestar contra a reunião anual do Fórum Econômico Mundial de Davos, completaram neste sábado uma semana acampados em iglus e tendas de campanha para reivindicar uma mudança no modelo de economia dominante.
As autoridades não permitiram que o movimento fosse instalado a menos de um quilômetro do centro de congressos, onde desde quarta-feira ocorrem as reuniões do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês), um encontro que reúne centenas de banqueiros, diretores das companhias mais poderosas do mundo, além de acadêmicos, políticos e jornalistas de todo o mundo.
Mais de 30 pessoas estão acampadas no local erguido a beira de uma ferrovia, suportando temperaturas negativas durante a madrugada e em um cenário coberto de neve. Nas últimas semanas, o volume de neve que caiu em Davos (oeste da Suíça) foi o segundo mais significativo em 70 anos, apontaram as estatísticas dos serviços meteorológicos.
Ao acampamento se juntam diariamente dezenas de pessoas que reivindicam diferentes causas pacíficas. Os ocupantes são quase todos jovens suíços com idades entre 16 e 26 anos membros ou simpatizantes do Movimento Socialista Juvenil e de outros grupos de esquerda, cuja principal reivindicação é exercer o direito de serem ouvidos pelas elites que participam do Fórum e dirigem a economia e as finanças do planeta.
"Ali está representada a elite mundial, fazendo o que bem querem, apesar da grande responsabilidade que têm na explosão da atual crise econômica internacional", manifestou à agência EFE Pascal Buhig, um jovem de 19 anos vindo de Zurique e que está no acampamento desde o início.
"Queremos deixar claro que não aceitamos essa maneira de atuar, que discutam de forma isolada supostas soluções aos problemas do mundo", acrescentou.
Apesar de os jovens suíços participantes desse movimento não sentirem o impacto da atual crise do mesmo modo que a juventude da Grécia, Portugal e Espanha, onde a taxa de desemprego nessa faixa etária praticamente é o dobro da média, eles estão convencidos de que "no mundo globalizado de hoje a crise de alguns é a crise de todos".
"A democracia não é suficiente em um mundo em que o capital domina. O modelo econômico capitalista atual rivaliza com a democracia e o primeiro sempre prevalece porque 99% das pessoas estão excluídas do verdadeiro processo da tomada de decisões", sustentou Buhig.
Apesar de estarem longe da vista dos participantes do Fórum Econômico Mundial, os jovens do Occupy WEF receberam atenção da imprensa internacional, interessada em escutar suas opiniões, compartilhadas por movimentos similares em várias partes do mundo.
Talvez por isso os organizadores do WEF tenham resolvido propor aos representantes do movimento uma reunião fora das instalações das sessões oficiais, uma oferta que não foi aceita porque os jovens temiam que fosse utilizada pela entidade privada em favor de sua própria imagem.
Bruna Felipin Nº6

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Número de mortos em terremoto nas Filipinas passa de 40


Pelo menos 43 pessoas morreram nesta segunda-feira dia 6 na região central das Filipinas vítimas de um terremoto de magnitude 6,7, que derrubou casas, balançou edifícios e provocou cenas de pânico em várias cidades, segundo o Exército.
A maioria das vítimas morreu em desabamentos de residências na ilha de Negros, segundo a polícia local.

O tremor aconteceu a uma profundidade de 46 km perto do meio-dia, com epicentro no mar, entre as ilhas de Negros e Cebu, 70 km ao norte da cidade de Dumaguete (Negros), segundo o Serviço Geológico dos EUA.


O terremoto de meio-dia quebrou janelas e provocou fissuras nas paredes de edifícios nas cidades de Cebu (a segunda mais habitada do país) e São Carlos, na ilha de Negros, mas nenhuma estrutura desabou, segundo Benito Ramos, diretor da defesa civil.
Moradores descreveram cenas de pânico e muitas pessoas correram para as ruas com medo de novos tremores.

Adriano Leite Nº1

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Marinha diz que mancha de óleo na Bacia de Santos não é mais visível Petróleo vazou após acidente na terça-feira. Segundo a Petrobras, não há mais vestígios de óleo no mar.

A Marinha informou nesta sexta-feira (3) que as manchas do óleo que vazou em acidente na terça-feira, na Bacia de Santos, não são mais visíveis.

"Nos sobrevoos realizados pela aeronave da Fragata Independência, não foram avistadas manchas de óleo na área do incidente", afirmou a Marinha em nota. Ainda de acordo com a instituição, a Petrobras teria informado que não existem mais vestígios de óleo no mar.

Mancha de óleo que vazou de poço da Petrobras na área do pré-sal (Foto: Divulgação/Marinha)Grupo de Acompanhamento e Avaliação trabalha na região em que óleo vazou de duto da Petrobras na Bacia de Santos, na região do pré-sal (Foto: Divulgação/Marinha)
 
Na terça, um rompimento da coluna de produção do navio-plataforma da Petrobras FPWSO Dynamic Producer, que está localizado na Bacia de Santos, a cerca de 300 quilômetros da costa do estado de São Paulo, na direção de Ilhabela, a uma profundidade de 2.140 metros, provocou o vazamento de cerca de 160 barris de petróleo.
Na quinta-feira, a ANP informou que fiscais recolheram informações que servirão de subsídios para a apuração das causas do incidente e que o Ibama também esteve a bordo e analisará a atuação da Petrobras na resposta ao vazamento.

Imagem mostra embarcação da Petrobras realizando dispersão mecânica com jatos d’água (Foto: Divulgação/Marinha) 
Imagem mostra embarcação realizando dispersão
mecânica com jatos d’água (Foto: Divulgação/Marinha)
 
“A partir dessa avaliação, será estudada a possibilidade de aplicação de sanções administrativas”, destaca o comunicado.

“Peritos da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro já efetuaram a coleta de dados no Navio-Plataforma, que instruirá o Inquérito instaurado para apurar o incidente. (...) A Marinha do Brasil permanece com um navio e uma aeronave 24 horas na área.”


Petrobras

No início da noite, a Petrobras divulgou uma nota reforçando a informação. "A Petrobras informa que depois de sobrevoos realizados hoje pela manhã na área de Carioca Nordeste, na Bacia de Santos, não foram mais identificados quaisquer vestígios de óleo no mar."
O comunicado diz que, "diante disso, de acordo com os procedimentos previstos no Plano de Emergência e com o conhecimento da Marinha, Ibama e ANP, as ações de contingência foram desmobilizadas".

De acordo com a estatal, serão mantidas na área as embarcações que executam o Plano de Monitoramento iniciadona quinta-feira.


Gabriel Milan  N° 18         ( obs : veja se o número esta certo)

Petrobras anuncia descoberta de petróleo e gás no Amazonas.



A Petrobras anunciou nesta sexta-feira a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões, no Amazonas.
Em comunicado ao mercado, a companhia informou que a reserva, localizada no município de Coari, a 25 km da província petrolífera de Urucu (AM), indicou capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade e 45 mil metros cúbicos de gás, na Formação Juruá.
O poço foi perfurado a uma profundidade final de 3.295 metros.
"Este é o segundo sucesso exploratório no Bloco SOL-T-171, onde já está em andamento, desde 2010, o Plano de Avaliação da Descoberta do poço 1-BRSA-769-AM, informalmente conhecido como Igarapé Chibata", afirmou a Petrobras.
Segundo a companhia, confirmada a viabilidade econômica das descobertas, elas viabilizarão a criação de um novo polo produtor de petróleo e gás natural na Bacia do Solimões.
A empresa detém 100% dos direitos de exploração e produção na concessão. A companhia produz diariamente no Amazonas 53 mil barris de óleo e 11 milhões de metros cúbicos de gás natural, além de 1,3 mil toneladas de GLP.


Natã Fernandes  -  N° 33

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

23 bovinos morrem no Cariri da Paraíba.


No município de Boa Vista, no Cariri paraibano, na manhã desta sexta-feira (3) investigaram as mortes de 23 bovinos nos últimos dez dias por suspeita de infecção bacteriana. Segundo informações repassadas por criadores, 13 animais morreram em uma única propriedade no intervalo de quatro horas na quinta-feira (2) e outros 30 estariam doentes apresentando sintomas semelhantes.
Os criadores chegaram a suspeitar que as mortes tivessem sido causadas por uma infestação do inseto cochonilha do carmim em palmas que serviram de alimentação para bois e vacas. O veterinário e técnico da Emater, Iácome Coelho Jácome, descartou a hipótese e disse que os sintomas são de infecção bacteriana.

A Defesa Agropecuária providenciou uma viagem ao município para colher material de análise e fazer os levantamentos que poderão identificar as causas.
“Morte por esse tipo de infecção sempre ocorre, mas em menor proporção, e geralmente não são notificadas. Só uma pesquisa mais detalhada vai identificar realmente as causas”, explicou o veterinário.Bovinos foram analisados pela equipe de fiscalização da Defesa Agropecuária (Foto: Plínio Almeida/TV Paraíba)g1.globo.com

Stephanie Chiminazzo nº 40

Desemprego nos EUA recua para 8,3% em janeiro.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos recuou pelo quinto mês consecutivo, para 8,3% em janeiro, segundo dados divulgados pelo Departamento do Trabalho nesta sexta-feira (3). No mês, foram criados 243 mil novos postos de trabalho. A taxa é a menor desde fevereiro de 2009, quando também ficou em 8,3%. Desde agosto, a taxa recuou em 0,8 ponto percentual.
Houve crescimento to setor privado e largos ganhos em serviços profissionais.


Nathália Maraccini

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Facebook oficializa oferta para Bolsa e espera levantar US$ 5 bilhões


O Facebook se prepara para fazer seu primeiro IPO (sigla em inglês, de Oferta Pública Inicial de Ações). A oferta é estimada em 5 bilhões de dólares, o que representa a maior estreia de uma empresa do setor de tecnologia no mercado de ações.


O valor de 5 bilhões é apenas uma meta preliminar. Trata-se de uma avaliação de valor, no qual pode ser elevado conforme a procura dos investidores. A abertura das ações de uma empresa é uma forma rápida de levantar uma grande quantidade de dinheiro. E há especulações de que a empresa de Mark Zuckerberg vale até cem bilhões de verdinhas americanas.




Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/oferta-publica-de-acoes-do-facebook-atrasar.html#ixzz1lGcWy33p

Gabriela Lichy nº 19

Nova reserva de água doce é encontrada por satélites europeus no Ártico

Satélites da ESA (Agencia Espacial Europeia) localizaram um reservatório de água doce no oceano Ártico que está se expandindo e pode baixar a temperatura na Europa. A descoberta, descrita na publicação científica "Nature Geoscience", é importante pois significa que toda a água doce do oceano Ártico aumentou cerca de 10%, o equivalente a 8.000 quilômetros cúbicos. Desde 2002, essa reserva que fica a oeste do Ártico subiu cerca de 15 centímetros. Essa elevação pode ter ocorrido pela ação dos ventos árticos que interferem na corrente oceânica Beaufort Gyre e que pode fazer com que o nível do mar se eleve. A Beaufort Gyre é uma das correntes oceânicas menos compreendidas do planeta. Isso se deve pelo fato de alguns cientistas acreditam ela possa sofrer influências do aquecimento global, e fazer com que haja problemas na circulação do oceano ou consequências como o aumento do nível do mar por exemplo.

Bruna Perez  nº7