sábado, 4 de fevereiro de 2012

Marinha diz que mancha de óleo na Bacia de Santos não é mais visível Petróleo vazou após acidente na terça-feira. Segundo a Petrobras, não há mais vestígios de óleo no mar.

A Marinha informou nesta sexta-feira (3) que as manchas do óleo que vazou em acidente na terça-feira, na Bacia de Santos, não são mais visíveis.

"Nos sobrevoos realizados pela aeronave da Fragata Independência, não foram avistadas manchas de óleo na área do incidente", afirmou a Marinha em nota. Ainda de acordo com a instituição, a Petrobras teria informado que não existem mais vestígios de óleo no mar.

Mancha de óleo que vazou de poço da Petrobras na área do pré-sal (Foto: Divulgação/Marinha)Grupo de Acompanhamento e Avaliação trabalha na região em que óleo vazou de duto da Petrobras na Bacia de Santos, na região do pré-sal (Foto: Divulgação/Marinha)
 
Na terça, um rompimento da coluna de produção do navio-plataforma da Petrobras FPWSO Dynamic Producer, que está localizado na Bacia de Santos, a cerca de 300 quilômetros da costa do estado de São Paulo, na direção de Ilhabela, a uma profundidade de 2.140 metros, provocou o vazamento de cerca de 160 barris de petróleo.
Na quinta-feira, a ANP informou que fiscais recolheram informações que servirão de subsídios para a apuração das causas do incidente e que o Ibama também esteve a bordo e analisará a atuação da Petrobras na resposta ao vazamento.

Imagem mostra embarcação da Petrobras realizando dispersão mecânica com jatos d’água (Foto: Divulgação/Marinha) 
Imagem mostra embarcação realizando dispersão
mecânica com jatos d’água (Foto: Divulgação/Marinha)
 
“A partir dessa avaliação, será estudada a possibilidade de aplicação de sanções administrativas”, destaca o comunicado.

“Peritos da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro já efetuaram a coleta de dados no Navio-Plataforma, que instruirá o Inquérito instaurado para apurar o incidente. (...) A Marinha do Brasil permanece com um navio e uma aeronave 24 horas na área.”


Petrobras

No início da noite, a Petrobras divulgou uma nota reforçando a informação. "A Petrobras informa que depois de sobrevoos realizados hoje pela manhã na área de Carioca Nordeste, na Bacia de Santos, não foram mais identificados quaisquer vestígios de óleo no mar."
O comunicado diz que, "diante disso, de acordo com os procedimentos previstos no Plano de Emergência e com o conhecimento da Marinha, Ibama e ANP, as ações de contingência foram desmobilizadas".

De acordo com a estatal, serão mantidas na área as embarcações que executam o Plano de Monitoramento iniciadona quinta-feira.


Gabriel Milan  N° 18         ( obs : veja se o número esta certo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário