Entre os dias 25 de fevereiro e 6 de março, o G1 acompanhou expedição da Marinha do Brasil feita ao Arquipélago de São Pedro e São Paulo, conjunto de ilhas que pertence ao país e está localizado no meio do Oceano Atlântico.
Veja ao lado vídeo com entardecer nas ilhas.
Considerado o local mais inóspito do Brasil, segundo a Marinha, onde só é possível chegar de navio após quatro dias de viagem, as rochas que emergem no meio do mar são classificadas por cientistas como uma das áreas mais promissoras para a pesquisa, devido à diversidade de espécies e de informações geológicas.
"É um dos únicos lugares do planeta onde é possível estudar o interior da Terra, só que na superfície", afirma biólogo Jorge Lins, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Com uma área de 17 mil m² e apenas 18 metros de altitude, São Pedro e São Paulo é um território guardado pela Marinha do Brasil, que mantém funcionando no local – há 14 anos --uma estação científica habitada constantemente por pesquisadores de diversas universidades.
Nela, os especialistas se revezam para pesquisar a vida marinha -- peixes e invertebrados --,mudanças climáticas, elevação dos oceanos e também terremotos, já que a região está próxima ao encontro das placas tectônicas da África e da América.
Bruna Assunção nº 5
Nenhum comentário:
Postar um comentário