terça-feira, 28 de agosto de 2012

Comidas Típicas da Argentina


empanadas argentinas 
Empanadas argentinas
Empanada – Salgada ou doce, a empanada faz muito sucesso na Argentina. Cada região do país possui um tipo de preparo para elas, mas todas são igualmente deliciosas.
churrasco argentino 
Churrasco argentino
Churrasco – Neste item não precisamos falar muito, as carnes argentinas ao lado das uruguais são consideradas as melhores do mundo por muita gente.
alfajor 
Alfajor
Alfajor – Um dos maiores vícios dos argentinos, pois são os maiores consumidores de alfajor de todo o mundo. Trata-se de um doce tradicional da Argentina, composto de duas ou três camadas de massa macia com recheio de doce de leite, coberto com chocolate derretido ou polvilhado com açúcar de confeiteiro.
locro 
Locro
Locro – O locro é um guisado muito comum na região dos Andes, por toda a América Latina. Na Argentina, ele se popularizou por todo o país. Consiste em um prato com milho, feijão e abóbora.
sorvete 
Sorvete
Sorvete – O famoso “helado” é um dos alimentos mais consumidos na Argentina. Mesmo não sendo uma comida que teve origem no país, o sorvete está ao lado do alfajor como a sobremesa favorita dos argentinos.
picada 
Picada
Picada – Tradicional principalmente em bares e cafés, consiste em porções de queijo, presunto, salame, berinjela, etc, que são servidas junto com alguma bebida, geralmente alcoólica. Podemos chamar de versão argentina das “tapas” espanholas.
Leticia Ester nº:27

Comida Filipinas


Kare-Kare

El Kare-Kare es un alimento típico de la gastronomía filipina que en términos generales no es mas que un estofado de rabo de buey al que se le suman algunas partes de la casquería de este animal servidos  con un baño de salsa de cacahuates. Si bien es cierto que este plato posee fuertes características

La gastronomía filipina tan exótica y variada, nos presenta esta receta realizada a base de sus alimentos insignias: el arroz y los mariscos. Así que si te animas a cocinar un poco y deleitarte con alguna comida filipina, aquí te dejo los ingredientes y las instrucciones para un provocativo arroz con mariscos. Necesitas: 1/2 kilo

Por ser zona costera, la comida de Filipinas posee grandes recetas y preparaciones a base de pescados y mariscos, que aderezados con frutas tan típicas del archipiélago como lo es el coco, resultan exquisitas. Para cocinar unos apetitosos langostinos con coco necesitamos: – Un kilo de langostinos frescos -8 dientes de ajo picados -3 cucharadas


Gabriela Lichy   No 19

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Comida na Russia


A culinária russa deriva sua característica rica e variada do vasto e multicultural território da Rússia. Suas bases foram estabelecidas pelos hábitos alimentares de sua população rural em situações climáticas muitas vezes duras, com uma combinação abundante de peixes, aves domésticas e selvagens, cogumelos, bagas, e mel. Plantações de centeio, trigo, cevada e milho fornecem os ingredientes para uma grande variedade de pães, panquecas, cereais, kvas, cerveja, e vodka. Sopas condimentadas e guisados temperados com produtos da estação ou em conservas, peixes e carnes. Todos estes alimentos totalmente nativos permaneceram sendo a matéria-prima para a grande maioria dos russos até o século XX. Desde o ponto mais extremo norte da antiga Rota da Seda, passando pelas proximidades russas do Cáucaso, Pérsia e Império Otomano tem proporcionado uma característica oriental à culinária russa e seus métodos alimentares (nem tanto na Rússia européia, mas bem destacadas no Norte do Cáucaso).

As grandes expansões do território russo, influências, e interesses ocorridos do século XVI ao XVIII trouxeram mais tipos diferentes de alimentos e técnicas mais refinadas de culinária. Foi durante este período que peixes e carnes defumadas, massas, verduras e legumes, chocolate, sorvete, vinhos, e bebidas alcoólicas foram importadas do estrangeiro. Pelo menos para as aristocracias urbanas e nobres das províncias, isto abriu as portas para a criativa integração desses novos alimentos com pratos tradicionais russos. O resultado é uma forma extremamente variada de técnicas, temperos e combinações.

Desde o tempo de Catarina, a Grande, que cada família influente importa produtos, principalmente alemães, austríacos e franceses, para levar o melhor, mais raro e mais criativo alimento para suas mesas. Muitos dos alimentos que são considerados no Ocidente serem exclusivos da tradicional culinária russa, na verdade provêm da cozinha franco-russa dos séculos XVIII e XIX e inclui pratos muito difundidos como a Vitela Orloff, o Estrogonofe, e a Sharlotka (Charlotte Russo).

Tarciso
41

Comidas Típicas da Dinamarca

O feijão-com-arroz dos dinamarqueses é o smørrebrød – um prato frio que consiste basicamente em sanduíches abertos cobertos com peixe, carnes frias, queijos, ovos, salmão defumado, camarão, peixe, hortaliças, ovos, patês (especialmente de fígado) ou diversos tipos de saladas sobre um pão escuro denominado rugbrød. Acompanhados de cerveja eles estão no menu de almoço da maioria dos dinamarqueses.


Sua origem vem da classe trabalhadora que costumava levar o rugbrød com queijo ou salsicha para o trabalho. A popularização se deu por volta do século XIX, quando começaram a surgir restaurantes especializados. 
Um dos peixes mais apreciados, especialmente sobre o smørrebrød, é o arenque (sild), encontrado na variante defumada ou temperada. Versão ao molho curry. Ele é fonte de vitamina D e combinado o rugbrød dá uma sensação de saciedade que se prolonga pela tarde toda.
Outro prato típico é o frikadeller, que nada mais é do que bolinhas feitas de carne ou de peixe temperados com ervas. Elas são servidas no jantar com batatas, salada, molho, pão e vinho para acompanhar.

Natã Fernandes
N°33

Turismo na Dinamarca


Dinamarca

Capital: Copenhagen 
Idioma: dinamarquês 
Moeda: coroa dinamarquesa 
Clima: continental úmido 
Fuso horário (UTC): +1 (+2)

Alguns pontos turísticos

Legoland

À um quilômetro da cidade de Billund, esse parque temático de 10 hectares é construído com 42 milhões de peças de lego. Comvárias reconstruções miniaturizadas, a mais impressionante é a do Porto de Copenhagen com três milhões de peças, com barcos e trens controlados eletronicamente.

Lindhom

Cidade do ano 100 d.C., soterrada pela areia, com cemitério intocado e campos prontos para serem semeados, de acordo como foi abandonado na época.

Ribe

Cidade mais antiga da Escandinávia, possuía um centro de comércio ativo já em 700d.C. Na época medieval, após incessantes batalhas com a Suécia, o declínio da cidade fez com que o tempo parasse. A catedral do século XIV é um dos exemplos. O Museu Ribes Vikinger possui um enorme material da época medieval e da época dos vikings.

ZELANDA

Diz-se que a deusa Gefão separou Zelanda da Suécia e ficou no meio do mar. É a maior das ilhas da Dinamarca e nela encontra-se a capital.

Natã Fernandes 
N°33

Café da manhã tradicional Inglês


O tradicional café da manhã inglês pode ser encontrado na maioria dos pubs e em muitas lanchonetes, muitas vezes por preços bem convidativos considerando a quantidade de comida servida.
Tradicional café da manha ingles
Tradicional café da manha ingles
Consiste de ovos, bacon, salsichas, pão frito, feijão cozido e cogumelos, mas a composição pode variar de um lugar para outro no Reino Unido. Também é servido em praticamente todos os hotéis e pousadas do país.
A bebida para acompanhar pode ser café (geralmente não muito forte) ou o tradicional chá com leite inglês, que consiste em um caneca cheia de chá preto com um pouquinho de leite.
O café da manhã tradicional Inglês é referenciado nos locais comerciais como sendo o “Full English Breakfast” ou “Full English Fry-up” e pode ser vendido em partes ou completo, podendo o cliente geralmente escolher a quantidade de ovos, bacon e feijão cozido.
Higor 22


Tipos de comidas do Canadá

Geralmente, a culinária canadense mistura a base nativa com a influência de diversas comunidades de colonizadores que chegaram a essa terra com o passar dos séculos. Só em Toronto estão misturadas mais de 60 comunidades, apesar de a chinesa e italiana serem a de maior presença em relação a gastronomia. No estado deTerranova, o bacalhau e a torta de barbatana são os pratos mais populares, enquanto no litoral atlântico pode-se experimentar peixes e frutos do mar.
A cidade de Quebec é famosa por sua influência francesa na culinária e muitos dos restaurantes servem o mais famoso prato de frango gaulês com um toque americano. Por outro lado, na região das savanas são típicas as excelentes carnes, enquanto na British Columbia o salmão é protagonista. Nos territórios do norte deve-se provar o bacalhau grelhado e a truta do Ártico.
A cerveja canadense é de boa qualidade. Há diferentes marcas e tipos, como as ale pilsner e as do tipo alemão. Ovinho é produzido nas regiões de Ontário e British Columbia e tem uma qualidade aceitável.

Nº 09

Culinária Americana


Não existe uma culinária nacional, original do país - a atual culinária norte-americana é altamente diversificada, variando de região a região, dependendo da população e da cultura da região.
Alimentos comuns do café da manhã (ou pequeno almoço) norte-americano são ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com café ou suco, na maioria das vezes, de laranja. O almoço do norte-americano é leve - as razões são o pouco tempo disponível para almoço para os trabalhadores e estudantes. Um almoço pode ser simples ao ponto de ser constituído de apenas um único sanduíche, e só. O jantar é para a maioria das famílias norte-americanas o principal prato do dia.
Os Estados Unidos são o maior consumidor de café do mundo. Muitos norte-americanos tomam café logo pela manhã, e vários tomam café durante o trabalho. Além disso, o Estados Unidos também é o maior consumidor de refrigerantes do mundo.
Os Estados Unidos são famosos mundialmente pelas suas redes de fast-foods. Os norte-americanos almoçam muitas vezes em fast-foods, justamente por causa do pouco tempo disponível dos trabalhadores para almoço - bem por causa dos baixos preços dos produtos oferecidos

Bruno Henrique, 10
Gastronomia da Nicarágua

Na Nicarágua como base alimentar encontra-se os ovos e a carne, principalmente de frango, de gado, de porco ou de peixe. Outros alimentos são o arroz, o feijão, as saladas, omeletes e as frutas da época. Um dos pratos mais populares é o gallo pinto, o nacatamal e as tajaditas.
Bebidas
Entre as mais populares destacam os refrescos, sucos de frutas, cervejas e rum nativos de boa qualidade e licores.



Nacatamal
Tajaditas







Rum flor de cana
Gallo Pinto

Larissa Mayara, 24

Gastronomia Tunisiana


  A culinária da Tunísia recebe influência da cozinha francesa, grega e árabe. A entrada de uma refeição típica é composta por uma salada de tomate e alface, pepinos com coalhada e um delicioso pastel chamado Brik (recheio de ovo). Em boa parte do litoral costuma-se servir a Chorba, uma sopa de peixe com tomates. A carne de carneiro ou o peixe são mais encontradas nos pratos quentes. Na capital Tunis, é comum servir de entrada o pão e a Harissa, uma pasta de pimenta vermelha com bastante azeite. As sopas de legumes e cereais acompanham um bolinho recheado com ovo frito e atum. Às margens das estradas, são comuns barracas vendendo tâmaras frescas.



Nome: Priscila Ribeiro nº36


comidas do Irã

Cozidos perfumados, temperados com especiarias, hortelã e romãs, saborosos pratos à base de frutas e vegetais e assados de carnes macias enchiam as salas de jantar e os olhos dos comensais nas antigas cortes persas. Seus ingredientes, preparos e técnicas com mais de 2.500 anos de tradição influenciaram a culinária de dezenas de países, da Índia ao norte da África.

Com a mesma elegância e abundância são servidos ainda hoje em restaurantes, simples ou sofisticados, e em verdadeiros banquetes nas casas de gente comum, para privilegiados convidados.

Caio Vilela
Garçom serve comida em restaurante de Isfahan
Garçom serve comida em restaurante de Isfahan
O arroz tem lugar de honra à mesa. Preparado com uma variedade de grão alongado, vem normalmente cozido com açafrão, manteiga e iogurte, que lhe conferem um sabor característico e um tom dourado. Pequenas frutas vermelhas, de sabor agridoce, podem fazer parte da mistura.

Como acompanhamento, destaca-se o "koresh fesenjan", um cozido de pato ou de frango com molho escuro de suco de romãs e amêndoas. Em outro excelente "koresh", palavra farsi para cozido, misturam-se pasta de berinjela e carne desfiada. Mas os cozidos podem levar dezenas de ingredientes, conforme a estação do ano e a região.

Como entrada, pequenas taças de iogurte ("mast"), temperado com alho, pepino ou cebola, são servidas com pão típico. Uma mistura de iogurte, água mineral e pó de flores e especiarias, o "doogh", é bebida comum para acompanhar qualquer tipo de prato. Embora presente em praticamente todas as regiões do país, essa receita dificilmente agrada ao paladar do estrangeiro.

Espetinhos grelhados de frango, carne ou carneiro, os "kebabs", servidos com uma variedade de vegetais cozidos, são a refeição do dia-a-dia. Dentro e fora de casa, raramente decepcionam.

Considerado comida simples, trazida dos bairros pobres, o saboroso cozido "abgusht" satisfaz gente de todo tipo. Em um dos preparos mais curiosos, o prato divide-se em dois. A água do cozimento das carnes e dos legumes, avermelhada pelo tomate, torna-se um caldo ralo, que, acrescido de pão picado, é consumido como sopa. Carne, batata, cenoura, grão-de-bico e outros vegetais restantes na panelinha alta de barro são amassados com pilão e servidos à parte.

Pela simplicidade, deu origem a uma frase comum no hospitaleiro Irã, dita em tom de brincadeira quando chegam convidados inesperados: "Ab-e gusht ra ziad kin". Em tradução livre: "Água no "abgusht", que chegou mais um".


Stefani Priscila Lizarraga    nº 38

comida holandesa

Comida holandesa é em geral feita em casa, com muita batata e muito à base de carnes. Um dos pratos populares é o Stamppot, purê de batatas amassadas com um vegetal que pode variar. Há também o erwtensoep, que nada mais é que sopa de ervilhas com bacon. Boerenkoolstamppot met rookworst é o stamppot usando couve de folhas como vegetal junto com uma linguiça defumada. Além disso a batata frita (acompanhada de maionese!) é muito popular, assim como os queijos e outros laticínios. O pão integral faz sucesso por lá .

Bruna Assunção  nº 05

comidas tipica

A culinária caribenha é uma fusão da culinária africana, ameríndia, francesa, indiana, e espanhola. Essas tradições foram trazidas dos muitos países de origem pela população regional. Além disso, a população tem criado, a partir desta imensa riqueza de tradições, muitos estilos que são únicos na região.

Um prato típico e cada vez mais comum fora da região é o "charque" de carnes temperadas, normalmente de frango. É um sabor único, apimentado, que lembra a culinária creole da Louisiana, mas ainda bastante distinta. Os caris de cabra e frango são encontrados em todas as ilhas anglófonas do Caribe, introduzidos na região há mais de 150 anos atrás pelos indianos, principalmente em Trinidad e Tobago e Guiana. As culinárias do Haiti, Guadalupe e de outras ilhas de colonização francesa, são muito semelhantes no emprego de partes fritas de cabra juntamente com a carne de frango e pato. O arroz é outro alimento muito freqüente ingerido com vários molhos e feijão.

Uma versão local de ensopado de cabra foi escolhida como o prato nacional oficial de Montserrat e também é um dos pratos principais de São Cristóvão e Nevis. É um ensopado à base de tomate, feito com carne de cabra, fruta-pão, mamão verde, e bolinhos (também conhecido como "conta-gotas"). Um outro prato popular no Caribe anglófono é chamado de "Cook-up", ou Pelau, um prato que combina as variações de carnes como o frango, rabo de porco, conserva de peixe e legumes com arroz e guandu. O Callaloo é um tipo de sopa contendo folhas de legumes e quiabo entre outros, amplamente difundida no Caribe, com uma mistura distintamente característica africana e indígena.

Entretanto, as ilhas do Caribe de língua espanhola tendem a preferir mais especiarias salgadas para acentuar os sabores. O limão e o alho, por exemplo, são mais comuns em Cuba do que a pimenta (ou a "pimenta-da-jamaica"). Outros condimentos comuns em toda a região incluem a canela e a noz-moscada.

Os pratos com peixes do mar são os mais comuns da culinária das ilhas, embora isto seja, sem dúvida, em parte devido à sua localização. Cada ilha provavelmente tem a sua própria especialidade. Alguns preparam lagosta, enquanto outros preferem determinados tipos de peixe. Por exemplo, a ilha de Barbados é conhecida pelo seu "peixe-voador", ao passo que Trinidad e Tobago é conhecida pela sua "cascadura" de peixe e caranguejo.

Outro prato principal do Caribe é o arroz, mas o arroz encontrado em cada ilha pode ser um pouco diferente. Alguns temperam seu arroz, ou adicionam ervilhas e outros ingredientes - como o coco. Às vezes, o arroz é amarelo, outras vezes ele faz parte de um prato. Apesar de ser empregado de várias formas, é um acompanhamento comum em toda a região.

Atualmente, o molusco frito é uma especialidade de Key West. O molusco é um alimento muito popular também nas Bahamas e Belize, onde as fritadas são também feitas (com poucas diferenças), adicionando uma massa de carne moida, temperos e ingredientes e, em seguida, bem fritos.


Gabriella Sá      nº20

comida tipica da alemanha


A culinária da Alemanha possui uma grande variedade de pratos. Apesar do ser um país relativamente pequeno (especialmente se compararmos ao nosso), cada região possui suas próprias receitas e tradições. Veja abaixo alguns dos principais pratos.
Chucrute (Sauerkraut)
Talvez a comida mais popular alemã “de nome” aqui no Brasil, o chucrute não é nada mais do que uma conserva de repolho fermentado. Como ocorre com receitas muito populares, há diversas maneiras de preparo, e muitos vezes é servido como acompanhamento de um prato principal.
Einsbein
Com o nome em alemão, poucas pessoas sabem que o Eisbein não é nada além do Joelho de Porco, que pode ser servido frito ou assado. É feito com diversas especiarias, e costuma vir acompanhado de chucrute.
Bratkartoffeln
O tradicional cozido de batatas é feito com alguns outros ingredientes em uma frigideira, como cebola, bacon, toucinho, alho, sal, entre outros.
Boulette
É um prato tradicional em diversos países do mundo, e a Alemanha é um deles. São “bolinhos” feitos com massa, podendo ser doces ou salgados. Por lá, é conhecido como Klöße ou Knödel, de acordo com a região do país. Sua versão recheada mais conhecida no país leva carne ou fígado.
Schlachtplatte
Como vocês podem notar, o porco é um alimento muito utilizado na culinária alemã. O Schlachtplatte é mais um prato que é feito com carne de porco, no caso, a barriga. Além disso, é acompanhado por chucrute e batata.
Semmelknödel
Creio que a melhor definição está na Wikipédia: “O Semmelknödel é uma espécie de bola confeccionada com pão”. Normalmente é servido apenas como acompanhamento para outras refeições.

Adriano Nº: 01

domingo, 26 de agosto de 2012

Comida Típica - Polônia

Um almoço típico é normalmente composto de pelo menos três pratos, começando com uma sopa, como barszcz (beterraba) ou żurek (um alimento feito de centeio triturado fermentado), seguido talvez em um restaurante por um aperitivo de salmão ou arenque (preparado com creme, óleo ou vinagre). Outros aperitivos populares são patês feitos de vários tipos de carnes, legumes ou peixes. O prato principal pode ser bigos (chucrute com pedaços de carne e lingüiça) ou schabowy (bistecas de porco empanadas). Termina com uma sobremesa, que pode ser um sorvete ou, mais provavelmente um pedaço de (makowiec), bolo feito em casa com sementes de papoula, ou ainda drożdżówka, um tipo de bolo de levedo. Outras especialidades polonesas incluem chłodnik (uma sopa fria de beterraba para os dias quentes), golonka (juntas de carne de porco cozidas com legumes), kołduny (bolinhos de massa de carne), zrazy (fatias de carne de boi), salceson e flaki (tripas). Muitos pratos contêm queijo do tipo quark.

Nome: Matheus Salustiano Veiga - Nº 32
Comida Irlandesa

A Irlanda é justamente famosa pelo seu peixe e marisco com salmão fumado, peixe fumado, ostras, mexilhões e caranguejo no topo da lista. Mas não são apenas os peixes e marisco que dão reputação à Irlanda - o país também produz excelente carne de carneiro, vaca e porco. Finalmente, seria descuido esquecer outros produtos de qualidade como o chouriço de sangue (doce), os doces caseiros, os queijos artesanais, pão de soda e claro a Guinness, e talvez uma gota de whiskey.


Marcos Pizzol - 30

Comida tipica da Escócia

Cranachan

É a sobremesa tradicional da Escócia. Atualmente é feito de uma mistura de nata batida (a receita original é com queijo crowdie), whisky, mel e framboesas frescas. Antigamente, foi uma comida de verão, no tempo das framboesas; hoje é servido nos casamentos e eventos especiais.


Cairo Diniz N° 11

Maqluba - Comida típica da Palestina


A maqluba (em árabe مقلوبة significa virada) é um prato composto de arroz, carne e legumes cuja origem vem da culinária palestina, apesar de ser também conhecido nas culinárias dos países do oriente médio. Às vezes é chamado de "paelha árabe" devido à sua similaridade com a paelha valenciana. É um prato servido nos dias festivos. Se escreve às vezes maqlouba.
Características

Na antiguidade, se elaborava com os restos de carne (geralmente de galinha ou ovelha) que se acumulavam nas casas ao longo da semana e que acabavam sendo cozinhados no final da semana. O prato contém outros ingredientes como berinjela, ovos etc. Todos os ingredientes se cozinham juntos em uma caçarola. As versões mais humildes deste prato contém couve-flor (mais comum nas aldeias) ao invés das berinjelas.

Hoje em dia, se trata de um prato respeitável oferecido aos convidados. É um prato que se come nas sextas-feiras.

DANIEL FERRARI Nº 13

Comida Tipica de Cingapura

Roti Prata é a evolução cingapuriana do paratha, de origem paquistanesesa e indiana, e  uma panqueca-pão feita de massa composta de gordura, ovos, farinha e água. Roti significa pão em hindi, urdu, e em outras línguas indianas do norte, enquanto Prata em Malaio significa plana. É tradicionalmente servido com curry,  mais raramente, com açúcar ou leite condensado. Além disso, embora consumidos a qualquer hora do dia, por alguns locais, a grande maioria tende a consumi-la como de noite ou de manhã cedo.
Roti Prata
O prato tem evoluído um de forma um pouco diferente em Cingapura e na Malásia. Em Cingapura, a riqueza econômica e influencia cultural criaram variações, refletindo o caráter mais cosmopolita da cidade. Por exemplo, é comum encontrar estabelecimentos servem roti prata em diferentes versões, como alho, banana, chocolate, queijo e ate mesmo Durian. Sempre que vamos a um restaurante aqui perto de casa pedimos um com queijo e champignon. Uma delicia.
Rojak é uma combinação frutas e/ou outros produtos hortícolas. O termo “Rojak” é originário do malaio, e significa mistura, também é utilizado como uma expressão coloquial para uma mistura eclética e, em particular, é frequentemente utilizado para descrever o carácter multi-étnico da sociedade de Cingapura. Aqui geralmente servido com batata, ovos, feijão, camarões fritos, e servido com um molho agri – doce.



GABRIEL MILAN  Nº 18

Comida típica da Venezuela


A cozinha contemporânea da Venezuela tem uma forte influência do legado colonial (dieta mediterrânea), embora tenha preservado, por sua vez, o estilo indiano.
Pratos típicos sofrer alterações dependendo da área do país onde eles tentam. Em termos culinários são regiões: Andina planícies, central, costa, a área do Caribe.

Os pratos mais típicos

  • Arepa: pão típico venezuelano que normalmente é frito ou grelhado fazer. Pode ser preenchido como um sanduíche.
  • Hayaca: sacos feitos com carne e farinha de milho enrolado em folha de bananeira. São servidos geralmente para o Natal.
  • Cachapa: a preparação de açúcar de milho, e água é semelhante a um típico panqueca.
  • Empanadas: eles são um pouco diferentes daqueles que conhecemos na Argentina, especialmente porque a massa é feita com milho.
  • Tequeños: uma preparação deliciosa: a massa de queijo branco com uma espécie de farinha e frito. Delicious!
  • Mandioca: O pão é feito de mandioca (tubérculos muito presente na culinária venezuelana).
Isabela  Biguelin, nº 23  

Comida Típica de Cuba

A culinária típica cubana é resultado da interação de influencias espanholas, africanas e asiáticas. Os espanhóis levaram a ilha os vegetais, arroz, laranjas, limões e gado. Os africanos incorporaram alimentos como o ñame (um tipo de tubérculo), que foi adicionado a pratos da ilha como o iúca, sopa de hibisco, batata doce e milho. Todos esses ingredientes foram misturados com o passar do tempo e é o que forma hoje a cozinha cubana. Atualmente, os produtos básicos na elaboração dos pratos típicos são arroz, feijão, iúca, milho, banana e carne de porco, assim como uma enorme variedade de frutas tropicais.

O prato típico de Cuba é o ajiaco, uma sopa de carne e vianda. A carne de bezerro e de porco são as de maior demanda. 




Camila Marques nº12

☼ Culinária na Grécia - felipe simoes

                                                         Culinária Grega


        A cozinha grega é uma das mais saudáveis, saborosas e perfumadas do mundo. É recheada de grãos, azeite, legumes, vegetais, iogurtes e mel, comporta elementos doces e salgados em todos os pratos e ainda tem nas oleaginosas, como o nozes e gergelim, um ingrediente comum a muitas receitas.
Alho, ervas frescas, como o orégano, alecrim, tomilho e louro, peixes, frutos do mar, pães, cereais e a carne de carneiro também são elementos fortemente presentes na cozinha da Grécia, um país que fica no sudeste da Europa e tem cerca de 11 milhões de habitantes. Os gregos têm o costume de oferecer os mezédes, que são porções de antepastos diversos servidos para acompanhar uma bebida antes das refeições. Eles são saboreados com pão sírio, lá chamado de pão grego. Se você for à Grécia, certamente será servido com mezédes de patê de berinjela (melitzanosaláta), coalhada com pepino e alho (tzatziki) ou de ovas de peixe (taramosalata); bolinhos de carne (keftedes); queijo grelhado e flambado (saganaki); frutos do mar (lulas, camarões, polvo, mariscos); charutinhos de folhas de uva (dolmadakia), a salada grega chamada de horiátiki (tomates, pepinos, finas fatias de cebola, azeitonas, pimentão verde) e uma fatia de um forte queijo de ovelha, o queijo feta, temperado com orégano, e as azeitonas gregas, que nunca faltam numa mesa. "Dos pratos clássicos e mais tradicionais, se destacam o carneiro assado ao forno com batatas e o moussaká gratinado de berinjelas e carne moída. Os doces gregos são também muito apreciados e entre muitos podemos destacar o kourabié, um amanteigado com recheio de amêndoas, melomakárono, biscoito com canela e mel, e os folhados baklavá e kadaífi, massas folhadas recheadas com nozes", diz o dono do restaurante grego Olympus, em São Paulo, Yannis Delatolas. O churrasco grego, que tem versão bastante popular pelas ruas das grandes cidades brasileiras, existe e é um prato muito apreciado. Geralmente é feito com carnes sobrepostas e de diversos animais, como porco, frango e carneiro. As frutas são muito importantes na mesa grega. Seja em forma natural ou seca, elas fazem parte de todas as refeições e compõem muitos pratos típicos. Em destaque estão as uvas, melancias, melões, pêssegos e figos. Na categoria das bebidas, os gregos também adoram o café árabe e têm o hábito de ler o futuro na borra (Cafeomancia), sempre acompanhado de um copo de água. A bebida gelada em estilo frappé também é bastante consumida. "As bebidas preferidas dos gregos são o ouzo, aguardente de uva com essência de anís, vinhos tintos e brancos, cerveja e retsina, vinho branco com seiva de pinheiro", diz Delatolas.                                                                                                                    Hábitos Gregos
O almoço e o jantar são as refeições mais importantes para os gregos. Eles começam com o mézede até a sobremesa em ritual sem pressa e com direito à sesta. "Esse hábito faz com que a alimentação grega fique ainda mais saudável", diz o professor de gastronomia do Senac-SP, Alessandro Nicola.
Na sexta-feira, o consumo de qualquer tipo de carne é proibido para os gregos e a população ainda preserva essa cultura religiosa.




Felipe Simões Corrêa. nº 16











Culinária Jamaicana !!

A cozinha jamaicana é uma fusão de muitas tradições étnicas com influências indígenas, espanholas, africanas, chinesas e inglesas, dentre outras. A combinação destes ingredientes culturais com os alimentos que são cultivados na ilha caribenha resulta em uma culinária interessante para ser explorada. O prato mais importante e comum é o arroz com feijão (ou ervilhas) cozido em leite de coco. Os mercados jamaicanos são cheios de manga de diversos tipos, lima, limão, banana, abacate, fruta-pão, graviola, ackee (fruta típica do país), berinjela, pimentão, pimentas diversas, tomate, batata doce e batata inglesa, cará, vegetais diversos, abacaxi, coco, tamarindo, gengibre, peixe fresco, caranguejo, moluscos, carne de galinha, de cabra e de porco... enfim, um lugar excelente para conhecer as especialidades locais e entender esta exótica culinária.

A comida jamaicana é normalmente muito apimentada. Um típico almoço ou jantar são lautas refeições e duram, pelo menos, uma hora. Normalmente são feitas três refeições por dia. A família se reúne para o jantar que acontece, geralmente, por volta das 6h da tarde, especialmente nas áreas rurais. Um típico café da manhã jamaicano consta de ackee (fruta natural do país que, quando cozida, apresenta uma incrível semelhança com ovos mexidos) servido com bacalhau, além de bolinhos fritos e cozidos, bammy frito (uma massa de mandioca em formato de panqueca), banana cozida e inhame ou batata doce. Um típico almoço jamaicano consta de patty (espécie de pastelzinho cozido, cuja massa é feita de carne e pão), pão de cacau, bolo de passas, queijo e torta de vegetais.

Leonardo Rodrigues n25

comida tipica belgica

Para falar sobre a comida na Bélgica vocês devem entender o seguinte: a batata é o arroz com feijão deles. Ou seja, em refeições tradicionais, a batata SEMPRE estará presente de uma forma ou de outra.
Outra coisa: batata frita não é considerado um acompanhamento, fritar a batata é uma forma de prepará-la, portanto é considerada o arroz com feijão do prato.
Eu não vou entrar no mérito da batata frita. Realmente as melhores batata fritas que eu já comi foram feitas aqui (pq tem todo um processo de como fritar a batata – temperatura/tempo/ciclos), mas eu não conheço o mundo inteiro, então não gosto de dizer que “a melhor batata frita do mundo é belga”.
Um jantar tradicional e típico belga é constituído de batatas, um tipo de carne, algum tipo de molho e uma verdura refogada/cozida ou salada.





LEONARDO POSSARI  26

Comida australiana

  As influências culinárias da Austrália são bem diferentes da que conhecemos. Esse país está na lista dos países mais obesos do mundo devido aos hábitos alimentares. O estilo tradicional australiano é o carneiro assado com molho de menta e vinagre, porco com molho de maçã acompanhado de batatas, cenouras e ervilhas, tudo cozido ou assado com muita gordura e principalmente sem sal e temperos. A população ainda come esses tradicionais diariamente. As duas coisas que não podem faltar na mesa de um australiano: batata e um molho qualquer, de tomate ou barbecue sauce.
  Alguns pratos comuns: Fish & Chips, Vegemite (uma pasta marrom escura feita a base de trigo para passar no pão, muito salgado e amargo), Meat Pies (torta de carne moída vendida em nove entre dez lanchonetes e restaurantes por lá. Ocorrem até competições de quem faz a melhor!). 
  Podemos estar perto desse mundo culinário australiano. Uma cadeia de restaurantes chamada Outback Steakhouse é especializada em carne bovina e muitos pratos inspirados em temas australianos como: Bloomim' Onion (gigante cebola dourada pronta para ser saboreada com o molho Bloom), Aussie Cheese Fries (tradicionais batatas fritas cobertas com uma combinação de queijos e bacon frito, servidas com o molho ranch), Ribs On The Barbie (costela de porco defumada e grelhada, regada com molho barbecue, servida com fritas e cinnamon apples), além de peixes, frango, massas e sobremesas deliciosas.


 

BRUNA PEREZ Nº 07
  

sábado, 25 de agosto de 2012

Culinária japonesa


culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínioXogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.
O termo culinária japonesa (日本料理, nihon ryōri, ou 和食, washoku) significa a comida japonesa tradicional, semelhante àquela já existente antes do final do sakoku (política de isolamento do Japão), em 1868. Em um sentido mais amplo, pode incluir alimentos cujos ingredientes ou métodos de preparo foram posteriormente introduzidos do exterior, mas que foram desenvolvidos por japoneses de forma diferente. A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos,qualidade dos ingredientes e apresentação. O Guia Michelin concedeu mais estrelas aos restaurantes das cidades japonesas do que para qualquer outro país do mundo (Somente Tóquio tem mais estrelas do que ParisHong KongNova IorqueLos Angeles e Londres juntas). A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai, 白米), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixecarnelegumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi. Originário da China, consiste em dois pequenos bastões de madeira, plástico ou metal.

Ana Gabriela Nº 04