terça-feira, 31 de janeiro de 2012



Sudão do Sul, novo Estado




Uma escalada da violência entre comunidades tem testado a determinação do Sudão do Sul, o mais novo país do mundo, e a da missão da força de paz da ONU no Sudão do Sul, a Unmiss.
Patrulhas da Unmiss nas últimas três semanas não encontraram a “trilha de cadáveres” se estendendo por “quilômetros mata adentro”, com noticiado por parte da imprensa. Paralelos feitos com o genocídio em Ruanda foram enganadores a respeito dos eventos que se desdobram e não se aplicam à resposta da ONU (Infelizmente, nós confirmamos dezenas de civis mortos em Pibor County. Independente dos números, esta é uma tragédia humana e um fardo emocional pesado para todos nós que temos a responsabilidade em manter a paz). O Conselho de Segurança da ONU deu a maior prioridade à proteção dos civis quando criou a Unmiss em 8 de julho. E mesmo quando a informação é fragmenta e difícil de montar, relatos verídicos dos eventos são importantes.


Fonte: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2012/01/31/no-sudao-do-sul-velhas-disputas-testam-um-novo-estado.htm
                                                       William  N°: 44 

Petrobras detecta vazamento de petróleo em poço do pré-sal

  A Petrobras informou nesta terça-feira que detectou um vazamento de cerca de 160 barris de petróleo de um poço da companhia perfurado na camada pré-sal da bacia de Santos, a cerca de 300 km do litoral do Estado de São Paulo.

Segundo a Petrobras, "não há possibilidade do petróleo chegar à costa brasileira."

A Petrobras informou que o poço estava em produção no momento do acidente, que provocou "um rompimento na coluna de produção", ou seja, no duto perfurado na rocha por onde o óleo flui até a cabeça do poço.

Segundo a estatal, o volume de 160 barris é uma "estimativa preliminar". O plano de emergência, diz a companhia, já foi acionado.

Fonte: Jornal Folha de São Paulo

Matheus Veiga - Número 32 (estão mudando os números, dê nota pelo nome)

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Terremoto no Peru


Um forte terremoto de magnitude 6,3 deixou pelo menos 60 feridos.
O tremor ocorreu na região de Ica, no sul do país, e causou danos em várias casas, provocando pânico na população, segundo o Instituto Geofísico do Peru e autoridades regionais.
O tremor ocorreu à 0h11 local (3h11 de Brasília), com epicentro no Oceano Pacífico, a 15 km a sudoeste de Ica e a 280 km ao sul da capital, Lima, segundo o Serviço Geológico dos EUA.
O tremor causou cortes de energia e de comunicações telefônicas em Ica e na província vizinha de Pisco, mas a situação já está voltando ao normal, segundo a Defesa Civil..


Cairo Diniz 11


Fonte: http://g1.globo.com

Primavera Árabe ...

Muitos desconhecem esse acontecimento, mas a Primavera Árabe é uma onda revolucionaria de uma serie de protestos que tem acontecido no Norte da Africa e no Oriente Médio.O motivo de tudo isso ter começado foi graças a auto-imolação (suicídio com fogo) de Mohamed Bouazizi na Tunísia no final de 2010 como forma de protesto contra a corrupção de policiais.
Esses protestos tem gerado diversas formas de resistências sendo uma delas a resistência civil sendo elas greves,
passeatas e diversas outras formas de manifestar contra o esse problema.
As redes sociais como (twitter , youtube e Facebook etc.) também não ficaram de fora dessa revolução , mas diferente dos brasileiros o protesto não é através de ''curtir'' e ''compartilhar'' no Facebook   e sim planejamentos de golpes contra policiais , e porque essa guerra foi parar nas redes sociais ? Simplesmente alguns dos estados que estão envolvidos nesse episódio repreendem e censuram essas atividades para que o mundo não seja avisado do que se passa por lá e assim evitam ajuda de outros países.Abaixo um vídeo que fala um pouco mais sobre esse acontecimento.




http://www.youtube.com/watch?v=KOm-2JhmbnI&feature=player_embedded

Leonardo Rodrigues.